O ROTEIRO DA REDAÇÃO DISSERTATIVA
- Professora Ana Rita
- 1 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
O ROTEIRO DA REDAÇÃO DISSERTATIVA
PLANEJANDO A DISSERTAÇÃO
Quando queremos ir a algum lugar aonde nunca fomos, costumamos, mesmo que só mentalmente, fazer um roteiro. Se formos de ônibus, procuramos saber qual linha tomar, em que ponto descer, etc. Se formos de automóvel, não será diferente.
Caso não tenhamos em mente o roteiro, corremos o risco de ficar rodando à toa sem chegar ao destino, e, caso tenhamos a sorte de chegar, teremos perdido muito tempo nessa tarefa.
Com a elaboração de uma redação não é diferente: se não tivermos um plano ou um roteiro previamente preparado, corremos o risco de ficar dando voltas em torno do tema, não chegando a lugar nenhum. Por isso, antes de escrever sua redação, é preciso planejá-la bem: em primeiro lugar, entendendo o tema proposto; em segundo lugar, procurando elaborar um esquema ou roteiro para a sua redação.
CRIANDO UM ROTEIRO
Ao produzir um texto, a partir de um tema dado, o primeiro passo é analisar o tema, levantar as ideias sugeridas por ele e analisa-las. O segundo passo, entendido o tema, é montar um esquema, um roteiro para a sua redação. De nada adiantará um ótimo roteiro se ele não estiver adequado ao tema proposto.
Veja o exemplo para fazer um roteiro ou, como alguns chamam, o esqueleto de sua redação:
ROTEIRO OU ESQUEMA NÃO É RASCUNHO
Esquema é um roteiro que estabelecemos para ser seguido, no qual colocamos em frases sucintas ou reduzidas (ou mesmo em palavras soltas) o caminho que será percorrido para a elaboração do texto.
No rascunho, vamos dando forma à redação, porque nele as ideias colocadas no esquema passam a ser redigidas, tomando a forma de frases, períodos, parágrafos, até resultar num texto coerente.
O esquema deverá apresentar as três partes da dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você deverá colocar a tese que vai defender. No desenvolvimento, palavras que resumam os argumentos que você apresentará para sustentar a tese.
Quando estamos fazendo o esquema do desenvolvimento, é comum surgirem inúmeras ideias; registre-as todas, mesmo que mais tarde você não venha a utilizar algumas delas. Essas ideias normalmente vêm sem ordem alguma; por isso, mais tarde, é preciso ordená-las, selecionando as melhores e organizando-as em ordem de importância.
Tenha em mente também fazer o esquema da sua conclusão para que seu texto fique amarrado ao TEMA PROPOSTO pelo concurso e não tenha perigo de zerar sua redação com a fuga ao tema.
Para desenvolver o seu roteiro, analise as informações e os questionamentos apresentados pela proposta da redação. A partir dessa análise, inicie a montagem do seu esquema de redação. Vou colocar aqui para você um modelo básico que você substituirá pelos argumentos e ideias a partir de qualquer tema que você venha a desenvolver.

Veja agora um exemplo:
TEMA: A FALTA DE LEITURA ENTRE OS JOVENS
ESQUEMA OU ESQUELETO DA REDAÇÃO
INTRODUÇÃO: TEMA - a falta de leitura entre os jovens
DESENVOLVIMENTO:
Ocorre devido ao caráter predominantemente visual da nossa cultura de massa
O ritmo acelerado de vida no contexto capitalista
A dificuldade de exercer a capacidade da imaginação
O truncamento do raciocínio abstrato
O desinteresse por coisas que não sejam imediatistas e utilitárias
Veja que ao desenvolver o esquema da redação, a preocupação maior foi apresentar os argumentos para o desenvolvimento. A partir de três ou dois destes argumentos aqui registrados é que você poderá desenvolver sua redação conforme o modelo apresentado acima. Ou você também pode escolher dois desses argumentos e relacioná-los aos outros argumentos dentro do parágrafo, desde que apresente real coerência entre as afirmações.
EXERCÍCIO
O melhor sempre será você fazer um roteiro, depois o rascunho de sua redação, e, somente depois, sua redação definitiva. Você poderá me enviar um roteiro junto com o seu rascunho e sua redação definitiva que eu analisarei para você com carinho. Envie para o meu e-mail literaturaeredacaosempre@gmail.com. Especifique onde você leu este artigo para que eu faça a análise.
Espero que este artigo seja de real valor para você. Que seja de ajuda para o seu desenvolvimento intelectual. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Elas são muito valiosas para o desenvolvimento do meu site!
Obrigada por sua presença aqui!
Bjs!
Até a próxima aula!
Comments